28-11-23
2023: Resultado razoável apesar das condições difíceis
J. Wolfgang Kirchhoff, Presidente do Conselho de Administração da KIRCHHOFF Automotive, faz o balanço de um ano que, mais uma vez, foi caracterizado por muitos desafios nas cerimónias seniores e jubilares da KIRCHHOFF Automotive nas fábricas alemãs. No entanto, ele acredita que o fornecedor automóvel da Vestefália do Sul está bem posicionado para o futuro.
O ano que passou não foi fácil para os negócios. Depois das vendas no setor automóvel nos primeiros meses do ano terem criado a expectativa de uma recuperação económica, no segundo semestre a economia abrandou. A disponibilidade de matérias-primas, as restrições e sanções comerciais, bem como os respetivos impactos na inflação, determinam as condições-quadro para a reorganização das cadeias de fornecimento.
Enquanto os novos registos de veículos elétricos estão a aumentar significativamente, os veículos com motor de combustão e híbridos plug-in continuam a diminuir. Isto é um desenvolvimento positivo para a KIRCHHOFF Automotive, porque o fornecedor automóvel da Vestefália do Sul desenvolve e produz componentes estruturais metálicos relevantes para a segurança, particularmente no que diz respeito às alterações nas carroçarias e nos requisitos, tais como as que se encontram em veículos elétricos. Assim, no presente momento, a empresa pode perspetivar uma situação de encomendas boa e equilibrada para novos negócios.
Este ano, foram lançados com sucesso muitos novos produtos e peças estruturais de segurança para veículos elétricos em novos sistemas nas fábricas europeias e norte-americanas da KIRCHHOFF Automotive. O foco foi o desenvolvimento de peças estruturais da carroçaria que poupam recursos e são relevantes em caso de colisão, em construção leve, para veículos com motor de combustão e elétricos.
Em 2023, a KIRCHHOFF Automotive continuou a investir em tecnologias e instalações de produção nas suas fábricas em todo o mundo. Nas fábricas norte-americanas foram instaladas novas prensas de 1800 e 400 toneladas e instalados modernos sistemas de soldadura. Um ano após o início de produção, a mais recente fábrica da KIRCHHOFF Automotive em Atlanta/EUA foi oficialmente inaugurada em maio. De modo a criar capacidade suficiente para a produção de peças de carroçaria em branco (BIW) e suportes do tablier para novos programas de clientes, as fábricas de Puebla e Querétaro, no México, estão a ser alvo de uma extensa ampliação. Na fábrica de Esztergom, na Hungria, já foi iniciada uma nova fase de construção no final de 2022, depois da obtenção de encomendas de conjuntos maiores e mais complexos.
Consciente da sua responsabilidade ecológica, a KIRCHHOFF Automotive está a usar aço de baixo carbono pela primeira vez. Para este fim, o fornecedor automóvel está a trabalhar em cooperação com fabricantes de aço líderes, tais como a ArcelorMittal, a SSAB e, mais recentemente, a ThyssenKrupp, no desenvolvimento de aço de baixo carbono para veículos ligeiros e pesados. “Já estamos a ver os primeiros sinais de sucesso”, confirma J. Wolfgang Kirchhoff.
Em 2023, foram investidos quase seis milhões de euros em novas tecnologias e equipamentos na principal fábrica da KIRCHHOFF Automotive em Iserlohn. As capacidades de soldadura foram ainda mais alargadas para produtos recém-lançados. Por exemplo, a primeira máquina semiautomática, um sistema automatizado robotizado para soldadura por projeção de elementos de fixação, começou a produção em série na primavera. Além disso, a automatização e o controlo digital de processos de produção de elevada complexidade foram ainda mais desenvolvidos. Muitos lançamentos de novos produtos para modelos atuais, predominantemente veículos elétricos dos principais fabricantes automóveis, foram implementados com êxito este ano.
Em 2023, foram investidos mais de oito milhões de euros na fábrica de Attendorn em novos sistemas para as plataformas elétricas dos principais fabricantes automóveis e ampliações da fábrica. Quatro novos sistemas de soldadura – dois automáticos e dois semiautomáticos – foram colocados em operação para a produção de novos produtos altamente sofisticados.
“Apesar das condições persistentemente difíceis, conseguimos encerrar o ano com um resultado razoável”, afirma J. Wolfgang Kirchhoff. Em 2023, a KIRCHHOFF Automotive irá atingir um volume de negócios de 1.800 milhões de euros com cerca de 8.000 colaboradores. “A confiança dos nossos clientes e o desempenho dos nossos colaboradores permitiram-nos alcançar um aumento extraordinário no desempenho de vendas, pelo que esperamos um crescimento saudável também nos próximos anos”, diz J. Wolfgang Kirchhoff.
Pode ler mais sobre o balanço do exercício de 2023 e as perspetivas para 2024 na edição de inverno da K>MOBIL.